Entenda como a adição de novas rel vão impactar o SEO e a estrutura do seu site
Mais uma vez o Google nos pega de surpresa com uma atualização, dessa vez relacionada aos rel. A mudança adicionou novos tipos de rel que podem ser interpretados pelo Google, rel=“sponsored” para conteúdo patrocinado e o rel=“ugc” para os conteúdos gerados pelo usuário, os quais vamos abordar com mais detalhes abaixo.
O importante aqui é que essa não é apenas uma adição, mas uma mudança na forma como o Google enxerga o rel, isto é, ao invés de usar como uma forma de não ler algum conteúdo, o rel será usado com uma “dica” para o Google entender mais sobre a página.
O que é Rel e pra que ele serve?
Para entender bem sobre o que estamos falando, temos que entender o que é rel e com qual propósito ele foi usado. O rel é um atributo em HTML que define a relação do conteúdo marca (normalmente um link) e o documento que referencia ele (a página que indicou ele).
Assim, simplificando rel é uma marcação do HTML para indicar algo, outros exemplos além daqueles do início do texto são: “stylesheet” que indica que o documento referenciado é uma “folha de estilo” (uma tradução livre para o termo style sheet) ou “shortcut icon” que indica um ícone. Com essa parte mais conceitual fora do caminho podemos continuar a entender o impacto dessa atualização para o SEO e o desenvolvimento de um website.
Como era antes e como vai ser agora?
Para o Google o único rel usado com impacto sobre a forma como ele vê um site e os conteúdos que estão ligados a essa página era o rel=“nofollow”. A orientação do Google para o uso desse rel eram específicas para evitar spam, uma técnica para encher a página de links para tentar fazer a página parecer mais valiosa ou linkar sem endossar a página linkada.
É importante citar que existem pessoas que usam o nofollow para linkar uma página sem indexa-la (colocar a página no database do Google), o que é contra indicado pelo próprio Google. Assim, o Google poderia, basicamente, ignorar a existência do link na página e considerar apenas o restante no momento de rankear a página em uma pesquisa.
A mudança de ignorar para usar como “dica” é porque o Google hoje vê informação valiosa nos links que podem ajudá-los a melhorar a busca, como: como as palavras no link definem o conteúdo para o qual eles apontam. Então, o Google diz o mais importante: Usando esses links os ajudaria a compreender melhor o padrão de linkagens artificiais. Ou seja, não seria possível “disfarçar” uma linkagem artificial por trás de um nofollow. Isso melhora a qualidade do site e traz mais indicadores para o Google, além de continuar a evitar esquemas de links.
Por isso, a recomendação é implementar o mais breve possível os rel= “sponsored” quando seu conteúdo for patrocinado de alguma forma ou, como dito no começo, o rel= “ugc” para quando o conteúdo for gerado pelo usuário, seja por comentários ou posts de um fórum (reddit ou outros).
Com tudo posto, só resta dizer que a atualização está funcionando neste momento como atributo de link, mas para propósitos de crawling e indexação o nofollow se tornará uma dica apenas em 1º de março de 2020. Até lá há bastante tempo para implementar essas mudanças em seu site e muitas oportunidades a serem tomadas com essa atualização.
Fontes:
- Definição de rel
- Atualização do Google
- Esquema de links