Smart Display: Como fazer uma campanha inteligente no Google Adwords?

As campanhas de Smart Display gerenciam automaticamente seus lances em todos os dispositivos com o objetivo de gerar mais conversões e aumentar a eficiência publicitária. Ou seja, a intenção é entregar o melhor desempenho com o orçamento diário disponível.

Qual vantagem da Smart Display?

O algoritmo do Google prevê as possibilidades de conversões dentro do custo por aquisição (CPA) estabelecido e vai trabalhar para entregar o máximo. Para fazer isso, ele utiliza lances programáticos, analisando os atributos essenciais para cada leilão e determina a conversão. Quando usado corretamente, o algoritmo oferece melhor desempenho que a otimização manual, enquanto economiza uma quantidade significativa de tempo.

Além disso, a Smart Display oferece um detalhamento nas segmentações e desempenho dos anúncios. Por exemplo: idade e sexo, localização, hora do dia, dia da semana, desempenho de criativos e textos, etc.

Mas, antes que você comece a ficar super empolgado, o recurso está sendo liberado aos poucos às contas do Google Adwords, porque está saindo da versão beta. Caso tenha algum gerente Google, vale a pena verificar se já está disponível para você.

 

Como fazer uma campanha de Smart Display?

Agora que você já conhece as vantagens chegou a hora de colocar as mãos na massa!

1º Veja se o recurso Smart Display está disponível em sua conta e depois siga todos os processos de configuração;

Verifique se o recurso Smart Display está liberado para sua conta no Google Adwords e depois siga todos os processos de configuração na Rede de Display.

A Smart Display é apresentada como sub-tipo de campanha.

 

2º A etapa de criação do grupo de anúncio oferece um novo fluxo criativo: a combinação dos anúncios gráficos com títulos e descrições que irão preencher todo o inventário GDN disponível;

 

Veja o novo fluxo de construção criativa nas campanhas de Smart Display, do Google Adwords.

 

Os formatos dos anúncios de Smart Display são:

  • De 3-5 Títulos (máx. 25 caracteres cada);
  • De 3-5 Descrições (máx 70 caracteres cada);
  • Mais de 3 imagens na proporção de 1.91:1 (landscape), com mais 1200 px e no máximo 1 MB;
  • Logo nas proporções de 1:1 ou 4:1 (landscape), com mais 600px.

 

3º Nesta etapa você pode avaliar o desempenho da sua campanha na Rede de Display do Google Adwords.

 

 

Como otimizar a Smart Display?

- Assim como as campanhas de display tradicionais, a smart precisa de pelo menos 2 semanas sem alterações para o período de aprendizagem inicial. Modificações constantes podem prejudicar as decisões do algoritmo, até porque ele fica mais volátil nessa fase.

- Além disso, existem alguns requisitos para que a campanha tenha uma boa entrega, por exemplo: pelo menos 15 conversões nos últimos 30 dias e/ou um bom histórico de desempenho na conta.

- Evite criar muitos grupos de anúncios na mesma campanha, pois as inteligentes costumam trabalhar melhor quando concentram todo o tráfego possível e você não corre o risco de obter muitas flutuações .

- Não faça alterações muito bruscas e de maneira frequente no CPA, pois elas podem causar declínio no desempenho como o atraso nas conversões e queda nas impressões. Quando necessário, limite as alterações de lances para apenas 20% - para mais ou para menos – e espere (pelo menos) mais duas semanas para realizar uma nova. Caso se depare com um declínio temporário na Smart Display, não precisa entrar em pânico! O algoritmo aprende ao longo do tempo e ajusta lances para compensar o mau desempenho.

 

 

- Concentre-se nas tendências gerais do desempenho da campanha, ao invés de grupos de anúncios individuais ou intervalos de datas curtos com mais volatilidade. Afinal,  o algoritmo é projetado para reagir e atingir CPA alvo ao longo do tempo, em cada grupo de anúncios, e realiza a compensação automaticamente.

- Assegure-se de que seus criativos estejam bem adaptados ao seu público-alvo e tente evitar trocas completas - aquelas nas quais você muda tudo muito bruscamente. O recomendado é pausar os anúncios ou grupos antigos quando os novos já obterem um histórico razoável de desempenho, porque o algoritmo não tem registros para compreender suas taxas de conversão e conversões esperadas, por exemplo, e assim o lance automatizado do Google tem menos dados para tomar uma decisão.

 

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