As campanhas de Smart Display gerenciam automaticamente seus lances em todos os dispositivos com o objetivo de gerar mais conversões e aumentar a eficiência publicitária. Ou seja, a intenção é entregar o melhor desempenho com o orçamento diário disponível.
Qual vantagem da Smart Display?
O algoritmo do Google prevê as possibilidades de conversões dentro do custo por aquisição (CPA) estabelecido e vai trabalhar para entregar o máximo. Para fazer isso, ele utiliza lances programáticos, analisando os atributos essenciais para cada leilão e determina a conversão. Quando usado corretamente, o algoritmo oferece melhor desempenho que a otimização manual, enquanto economiza uma quantidade significativa de tempo.
Além disso, a Smart Display oferece um detalhamento nas segmentações e desempenho dos anúncios. Por exemplo: idade e sexo, localização, hora do dia, dia da semana, desempenho de criativos e textos, etc.
Mas, antes que você comece a ficar super empolgado, o recurso está sendo liberado aos poucos às contas do Google Adwords, porque está saindo da versão beta. Caso tenha algum gerente Google, vale a pena verificar se já está disponível para você.
Como fazer uma campanha de Smart Display?
Agora que você já conhece as vantagens chegou a hora de colocar as mãos na massa!
1º Veja se o recurso Smart Display está disponível em sua conta e depois siga todos os processos de configuração;
2º A etapa de criação do grupo de anúncio oferece um novo fluxo criativo: a combinação dos anúncios gráficos com títulos e descrições que irão preencher todo o inventário GDN disponível;
Os formatos dos anúncios de Smart Display são:
3º Nesta etapa você pode avaliar o desempenho da sua campanha na Rede de Display do Google Adwords.
Como otimizar a Smart Display?
- Assim como as campanhas de display tradicionais, a smart precisa de pelo menos 2 semanas sem alterações para o período de aprendizagem inicial. Modificações constantes podem prejudicar as decisões do algoritmo, até porque ele fica mais volátil nessa fase.
- Além disso, existem alguns requisitos para que a campanha tenha uma boa entrega, por exemplo: pelo menos 15 conversões nos últimos 30 dias e/ou um bom histórico de desempenho na conta.
- Evite criar muitos grupos de anúncios na mesma campanha, pois as inteligentes costumam trabalhar melhor quando concentram todo o tráfego possível e você não corre o risco de obter muitas flutuações .
- Não faça alterações muito bruscas e de maneira frequente no CPA, pois elas podem causar declínio no desempenho como o atraso nas conversões e queda nas impressões. Quando necessário, limite as alterações de lances para apenas 20% - para mais ou para menos – e espere (pelo menos) mais duas semanas para realizar uma nova. Caso se depare com um declínio temporário na Smart Display, não precisa entrar em pânico! O algoritmo aprende ao longo do tempo e ajusta lances para compensar o mau desempenho.
- Concentre-se nas tendências gerais do desempenho da campanha, ao invés de grupos de anúncios individuais ou intervalos de datas curtos com mais volatilidade. Afinal, o algoritmo é projetado para reagir e atingir CPA alvo ao longo do tempo, em cada grupo de anúncios, e realiza a compensação automaticamente.
- Assegure-se de que seus criativos estejam bem adaptados ao seu público-alvo e tente evitar trocas completas - aquelas nas quais você muda tudo muito bruscamente. O recomendado é pausar os anúncios ou grupos antigos quando os novos já obterem um histórico razoável de desempenho, porque o algoritmo não tem registros para compreender suas taxas de conversão e conversões esperadas, por exemplo, e assim o lance automatizado do Google tem menos dados para tomar uma decisão.