Já precisou produzir um conteúdo e não soube por onde começar? Gastou muito tempo pensando no que fazer e o prazo foi apertando cada vez mais. Bate um desespero, não é?
Não sofra mais, estruture seu texto antes de começar a escrever! Mas, se estiver iniciando na produção de conteúdo, recomendamos a leitura de alguns materiais antes.
Ok, vamos lá! Separamos umas orientações bem legais para auxiliar nessa jornada. Muitas vezes temos aquele famoso “branco” antes de começar a produzir. Acontece que sabemos exatamente o quer fazer, mas não por onde partir.
Por isso, que tal preparar-se antes de começar a escrever? Aqui vão as nossas dicas para otimizar seu tempo, elaborando o esqueleto do que produzir.
Um bom conteúdo tem que ser pensado de forma estratégica, com um objetivo. Depois de definir aonde quer chegar, encontre um tema que esteja alinhado a isso.
Qual seu objetivo? Melhorar o relacionamento com seu público? Trabalhar o branding da sua marca? Quais temas se encaixam nesses objetivos? Essas são perguntas que deve fazer antes de começar a escrever.
Cada estilo de postagem tem suas características, é necessário que pense na linguagem e o tipo de texto que irá usar e como aplicá-lo. Ou seja, não pode usar o mesmo estilo de texto de um infográfico para um roteiro de vídeo.
Para quem vai produzir esse conteúdo? Quem é seu público-alvo? Refletir sobre essas questões ajudará a achar a linguagem perfeita para comunicar o que deseja para as pessoas.
Outra coisa muito importante: criar uma persona. No nosso artigo 5 dicas para acertar em cheio na hora de produzir conteúdo, explicamos um pouquinho sobre o que é persona e como pode criar uma. Isso pode auxiliar na hora de ter insights sobre o tipo de conteúdo produzir.
Caso esteja fazendo um texto, pode dividi-lo em tópicos, assim como está estruturado esse post. Colabora na hora da leitura, facilitando para as pessoas captarem rapidamente a ideia do seu texto.
Por exemplo, estamos falando sobre o que fazer antes de começar a produzir um conteúdo e nossos tópicos até agora foram:
Isso também contribuirá na hora de pesquisar sobre o assunto, pois vai lembrando aos poucos o que é importante colocar no texto.
Com tudo pensado, agora é hora de colocar a mão na massa (ou melhor, no teclado ou caneta), iniciar a pesquisa e escrever o texto. Ter referências, ajuda a entender o que outras empresas estão falando sobre o tema, dando a oportunidade de superar expectativas.
Depois de passar algum tempo pesquisando e escrevendo, é normal que o cansaço apareça e alguns errinhos passem despercebidos. Por isso, após o término do conteúdo, descanse. Em seguida, revise tudo e corrija o que estiver errado.
Aposte nesse esqueleto antes de começar a produzir seu conteúdo e faça sucesso com os usuários.
Qualquer dúvida, entre em contato com a gente, vamos adorar ajudá-lo.
Até a próxima 😉