Como sabemos que um site é bom e confiável? Essa pergunta não é tão simples e muito menos é fácil encontrar uma resposta. Mas, ver a página no topo das pesquisas do Google nos dá confiança. Por isso estar em primeiro lugar nas páginas de buscas é uma prioridade nos negócios, o que muitos não sabem é como chegar nisso.
O SEO, Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português, é o nome dado à área que foca em alcançar a visibilidade nas pesquisas.
Hoje, ele é subdividido de modo que os profissionais possam focar em otimizações técnicas do site, como melhorias na velocidade de carregamento, ou com otimizações do conteúdo e palavras-chave. Apesar de todas as implementações ocorrerem através de otimizações, o objetivo é proporcionar um site mais harmonioso e mais interessante para o usuário de forma que isso possa refletir sobre o ranking da página.
O que é importante no SEO?
As métricas são fundamentais porque nos ajudam a entender o que a engine faz para avaliar o nosso site, como se fosse um cliente. Um dos parâmetros que está em alta, por ter sido recentemente colocado como um número pelo Google, é o Mobile First . Basicamente, é uma mentalidade que visa colocar os dispositivos móveis em primeiro lugar: seja com a velocidade de carregamento e a tecnologia AMP ou no design, quando você faz o rolamento da página.
Pense em como tornar a experiência mobile melhor para que o cliente encontre facilmente o que precisa; ou seja, uma boa experiência ao acessar o site pelo celular.
melhor para que o cliente encontre facilmente o que precisa; ou seja, uma boa experiência ao acessar o site pelo celular.
E, apesar de Mobile First estar em alta, o grande interesse do SEO é conseguir ser a resposta da pergunta do seu usuário, ver o seu texto e o Google marcando o texto da sua página de acordo com o que o usuário digitou. Resumindo: tudo isso foca na experiência do usuário, o que tem trazido cada vez mais inovações e oportunidades para o crescimento do SEO.
A experiência e a vontade de satisfazer a busca do usuário criou ferramentas para levar a resposta o mais rápido possível. Recursos conhecidos como Rich, Featured Snippets e o Google My Business são formas de trazer respostas simples, sem a necessidade de acessar um site.
Ferramentas desse tipo mostram a preocupação, não com o tráfego gigante, mas em trazer a resposta ao usuário e dando a ele o poder de decisão ao entrar na página de interesse.
O exemplo abaixo mostra como uma pesquisa de uma pergunta simples foi resolvida sem entrar na página.
Com o crescimento desses métodos e técnicas, você pode se perguntar: Como fica o SEO?
Ele é extremamente importante para conseguir esses recursos para suas páginas e gerenciar seu site, oferecendo o mais alto padrão de qualidade que o usuário necessita. Muito mais do que técnicas, o SEO se tornou um estilo de vida para os sites, essencial para estar em dia com o melhor conteúdo.
Notamos as otimizações ao longo do tempo, trouxeram páginas mais rápidas, informações mais claras e objetivas, além de designs mais limpos.
Esse é o SEO de hoje! Preocupado em atender e alcançar exatamente quem buscar o seu conteúdo, que tem a missão de responder as perguntas mais difíceis e fazer o seu produto ou serviço impactar através delas.