O Google tem uma série de regras e diretrizes que os sites precisam seguir para não passarem por penalizações, como por exemplo não aparecer como resposta nas pesquisas do Google. O esquema de links é uma diretriz relacionada a manipulações do PageRank (o algoritmo que faz o ranking das páginas para o Google) através do uso de links.
Os links que vão contra as diretrizes são tanto para links que apontam para a sua página, comumente conhecidos como backlinks, quanto links para os quais a sua página aponta. O exemplo mais clássico de prática proibida pelo Google é a troca de links, você coloca os links de alguém na sua página e a pessoa em troca coloca os seus links na página dela. Da mesma forma, a compra de links também é proibida, seja diretamente com o dono de outra página, seja através de programas de automatizados.
Esses são exemplos mais clássicos e muito fáceis de serem evitados, porém existem práticas que não seguem as diretrizes do Google e muitas pessoas não têm o conhecimento que elas acabam prejudicando o site. Abaixo citamos as principais práticas de links artificiais:
Se você precisar citar um link não confiável por algum motivo, nós temos a solução que o próprio Google desenvolveu para esses casos: o uso do Rel! A tríade rel= "nofollow", rel= "ugc" e rel= "sponsored" existe para ajudar você a colocar links sem ser afetado negativamente pelo Google.
O rel="sponsored" é usado quando o link é patrocinado, o que evita o problema do Google achar que o link é artificial para subir o PageRank. Já o rel="ugc" é usado para conteúdo gerado pelo usuário (User Generated Content) como comentários em um blog ou fórum, resolvendo assim o problema associado a esse tipo de conteúdo. Por fim, os demais links que você não deseja que impactem o seu site ficam sobre o rel="nofollow".
A citação por meio de links, para o Google, tem de ser feito de forma natural e merecida. Isto é, seu conteúdo tem de ser bom de forma a atrair a linkagem espontaneamente. Isso prova para o Google duas coisas: que seu conteúdo é relevante o suficiente para ser mostrado ao usuário e que outros sites confiam que seu conteúdo é bom o suficiente.
Por isso, é crucial investir na produção dos conteúdos do seu site e nas formas orgânicas e corretas para expandir o alcance dele. E se você sem querer (ou não) se envolveu em algum esquema de links não se preocupe, se o erro foi consertado o Google te tira da "prisão".