Uma “Real” Sobre a Usabilidade de Conteúdo do Seu Site

usabilidade-conteudoSe você possui um blog ou site, precisamos contar um segredo: foi o tempo em que conteúdo de qualidade bastava para chamar a atenção dos usuários. Prestar atenção em sua usabilidade agora também é necessário.

Calma, vamos explicar.

A qualidade ainda é de extrema importância, mas só ela não garante que as pessoas irão se interessar e ler o texto de fato.

‘Por que as pessoas gastariam um segundo de seu precioso e escasso tempo para apreciar seu conteúdo?’

O mundo está cada vez mais imediatista e abarrotado de informações e, diante disso meu caro, o desafio é fazer com que seu conteúdo se destaque diante de milhares.

A pergunta que sempre deve fazer antes de publicar qualquer coisa é: “Por que as pessoas gastariam um segundo do precioso e escasso tempo, para apreciar meu conteúdo e o que isso agregaria em suas vidas?”.

Agora, vamos supor que já tenha uma resposta positiva para esse questionamento - seu conteúdo é relevante e possui informações realmente interessantes para o público. Então já pode postar e compartilhar, certo?

Errado. É aí que está o “x” da questão.

‘Uma palavrinha chamada usabilidade’

Antes de qualquer coisa, é necessário analisar a usabilidade do conteúdo - que nada mais é do que a facilidade de uso. As pessoas normalmente dão preferência a tudo que tende a simplificar suas vidas.

A facilidade de uso de um texto não se refere necessariamente à complexidade do tema, mas à forma de como é estruturado.

Sobre a importância da usabilidade, Jakob Nielsen - conhecido como o “papa” da usabilidade, afirma:

“Na Web, a usabilidade é condição necessária para a sobrevivência. Se um website é difícil de usar, os leitores o abandonam. Se a página inicial falha em mostrar claramente o que uma empresa oferece e o que os usuários podem fazer no website, eles o abandonam. Se a informação do website é difícil de ler ou não responde as perguntas-chave dos usuários, eles o abandonam.

Ainda segundo Nielsen, os usuários querem objetividade, concisão e design escaneável. Resumindo, você precisa entregar o que prometeu no título. E entregar rápido.

‘Quer se diferenciar de seu concorrente? Facilite a vida das pessoas.’

A realidade é que o número de usuários que leem palavra por palavra é extremamente baixo. Normalmente os leitores “escaneiam” o conteúdo, tendendo a ir direto naquilo que os interessa.

Por isso, seu desafio é apresentar algo que possibilite o leitor, navegar em seu texto do modo que quiser.

Para entender melhor sobre como melhorar a usabilidade de um texto, te revelarei algumas dicas preciosas - dentre elas, como conseguimos te prender até aqui (sim, você foi fisgado pela usabilidade do nosso texto, desculpa) e como utilizá-las a seu favor.

Você está fazendo certo?

  • Título chamativo: Não adianta criar um artigo célebre se não despertar a curiosidade ou tentação para abrir.
  • Textos com parágrafos curtos: O ideal é o limite de até 3 linhas. Parágrafos longos desestimulam a observação.
  • Textos não lineares: Um conteúdo não linear pode ser acessado da forma que usuário desejar. Se ele quiser sair do tópico inicial e for direto para o final, ainda assim o texto fará sentido.
  • Utilizar tópicos, listas e palavras destacadas: Isso torna seu texto não linear. Imagina se tudo o que escrevemos até agora estivesse em um longo texto contínuo. Quais seriam as chances de você ler até aqui?
  • Links relacionados: Essa é uma ótima forma de guiar seu leitor. Você pode utilizar links internos ou externos.
  • Empatia: Ter a sensibilidade de se colocar no lugar do outro, facilita muito a tarefa de entregar um conteúdo de qualidade. Ser empático é sempre questionar-se e tentar oferecer o melhor, de acordo com o que gostaria que fizessem para você.

Agora que você já sabe como melhorar a usabilidade do seu texto, não se esqueça das dicas e procure aprimorar o conteúdo a cada dia. Assim, suas chances de destacar-se no mercado com certeza serão maiores.

Ficou interessado? Ainda tem alguma dúvida sobre conteúdo? Deixe seu comentário que ficaremos felizes em atendê-lo.

Até a próxima! 😉

 

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