O guia para iniciantes de Teste A/B no e-commerce

Com a evolução do mercado de marketing online nos últimos anos, as ferramentas para testes A/B passaram de programas complicados para programas de uso diário dentro de diversas empresas que utilizam a internet como principal canal de vendas.

Dentro do comercio online o cenário não é diferente. Diversas lojas virtuais já perceberam que ter milhares de acessos orgânicos não é suficiente para garantir sua estabilidade e crescimento. O que importa é qualidade do tráfego e o quanto este é convertido em vendas.

Apesar disso, muitos ainda não sabem como dar os primeiros passos para realizar testes A/B dentro do e-commerce. Por isso neste artigo vou te explicar como dar os primeiros passos para fazer testes na sua loja virtual.

Vamos começar?

Afinal, o que é teste A/B?

Basicamente o teste A/B é um método para medir as duas versões distintas de um elemento da sua página. Observando e medindo a interação com dos seus usuários com estes dois tipos de versões da sua página você descobre qual é a melhor para o usuário realizar algum tipo de conversão como:

  • Preencher um formulário;
  • Clicar em um botão;
  • Compartilhar a página no facebook;
  • Efetuar uma compra;
  • E muitos outros.

Para descobrir qual versão é a melhor você deve testar as duas versões da sua página ao mesmo tempo e expor as páginas ao mesmo tipo de tráfego. Por exemplo, se você está fazendo o teste A/B em uma página de produto, deve considerar uma página que possui visitas de tráfego pago e gratuito e nunca isolar uma página para cada tipo de tráfego.

Que tipos de testes posso fazer na minha loja virtual? 

Dentro de uma loja virtual o processo é bem simples. Quais são os pontos de interação do seu usuário trazer mais retorno financeiro ao seu site? Se você está fazendo os seus primeiros testes a/b pode começar com estes elementos, por exemplo:

1. Botões de compra

O botão de comprar agora talvez seja o call to action mais importante de uma loja virtual e por isso deve ser testado e validado continuadamente até gerar resultados satisfatórios.

Muitas vezes ele pode não ser tão visível aos seus usuários, ou não ser tão motivador para levar os usuários para a ação. Existem diversos elementos do botão que você pode testar, são eles:

Cores e tamanhos;
Localização na página;
Texto;

2. Checkout de carrinho

Um formulário complicado, um botão confuso ou um cadastro desnecessário são situações que transforam o abandono do carrinho de compras em uma situação comum no comércio eletrônico. Usar testes a/b para otimizar este processo é uma maneira inteligente e eficaz para combater este mal.

Os elementos mais comuns para testar dentro de uma página de checkout são:

Remoção de dados de formulário;
Símbolos e imagens que geram segurança ao usuário;

 3. Preços

Mudar e testar a estratégia de preços de determinado produto pode se muito eficaz para que o usuário efetive uma compra. Diminuir o preço em relação a produtos de concorrentes, diminuir o preço para dias ou campanhas específicos e até mesmo aumentar o preço de um produto pode alterar toda a percepção de valor do cliente em relação a sua loja.

Os testes mais comuns de preço são:
Localização do preço dentro da página de produto

Centavos que aparecem junto ao preço total (R$10,95/ R$10,98/ R$10,97)

4. Display dos produtos

Quais produtos são apresentados na sua página inicial ou em alguma página de categoria específica? Quais produtos dispostos diminuem a taxa de rejeição do site? Estas são algumas perguntas que você pode responder de maneira segura ao realizar um teste a/b com a posição dos produtos dentro das páginas. 

Seus usuários podem responder de diversas maneiras e com estes tipos de testes você alimenta sua equipe de compras com dados precisos sobre quais produtos devem ser priorizados no estoque com o objetivo de encontrar o mix de produto ideal.

Os testes mais comum sobre os display dos produtos são:
Quantidade de produtos na página;
Produtos mais vendidos X produtos novos;
Quantidade de produtos apresentados nos resultados de busca interna.

Palestra sobre testes a/b no e-commerce

Para finalizar este artigo, trouxe uma palestra completa do Álvaro Vasques, também sócio da OPT3, sobre testes a/b em lojas virtuais. Confiram:

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