Taxa de Rejeição x Taxa de Saída: O Que Elas Significam?

Taxa de Rejeição x Taxa de Saída: O Que Elas Significam?

 

Ouvir a palavra ‘rejeição’ pode deixar muita gente preocupada ou desesperada, não é?  Umas das métricas que podem ser analisadas pelo Google Analytics é a taxa de rejeição - ou bounce rate - mas você sabe o que realmente significa?

Essa métrica deixa muita gente com cabelo em pé. Entenderá um pouco mais sobre ela e qual a diferença entre a taxa de rejeição e a taxa de saída. Vamos lá?

 

  • Taxa de rejeição, o que é isso?

 

Vamos começar pelo princípio, certo? Veja o que o próprio Google Analytics tem a dizer sobre isso:

 

Disponível em: Google Analytics

            Ou seja, a taxa de rejeição mostra quando um usuário entra em uma página do seu site e sai sem ao menos visitar outros conteúdos ou fazer algum outro tipo de interação, sendo a única página visualizada sem nenhuma outra interação durante aquela sessão.

 

  • E quanto a taxa de saída?        

A taxa de saída mostra a porcentagem de visitantes que saem naquela página, mas antes disso, eles fizeram alguma interação no site, entretanto, saíram por uma determinada página.

Complicado? Vamos a um exemplo: Seu blog tem três páginas (1, 2, 3), os usuários do seu site fazem os seguintes caminho:

Usuário 1: Página 1 > Página 2 > Página 3

Usuário 2: Página 2 > Página 1> Página 3

Usuário 3: Página 1 > Página 3

Ou seja, se você for analisar, a página 3 tem um grande número de saída, pois ali foi a última página que o usuário visitou antes de sair do seu blog.

 

  • Qual dessas taxas é mais preocupante?

 

Analisar as duas taxas com cuidado é essencial para saber o motivo do usuário sair naquela determinada página. No entanto, devemos observar que a taxa de rejeição tem um impacto mais negativo para seu site, uma vez que o usuário nem chegou a interagir, apenas entrou e saiu.

Por isso, utilize esses dados para verificar e arrumá-lo. Tente entender o que pode estar fazendo o usuário ‘rejeitar’ aquela página. Muitas vezes pequenas alterações podem fazer a diferença e com que a pessoa permaneça mais tempo navegando pelo seu site.

E aí, gostou dessas informações? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário, vamos adorar respondê-lo. Até a próxima 😉

 

O que é Google Analytics?

O Que São Sessões no Google Analytics?

Google Analytics: 4 métricas para ficar atento na hora de interpretar dados para seu negócio

Métrica e monitoramento: Nem só de Google Analytics vive o mercado!

Comente

Nós ligamos pra você