O Que São Sessões no Google Analytics?

Você sabe o que são sessões no Google Analytics

 

Uma sessão no Google Analytics nada mais é do que um conjunto de ações realizadas por um usuário dentro do site.

Sim, parece confuso e é fácil de interpretar equivocadamente a sua função.

Entenda o que são sessões no Google Analytics

Afinal, como funciona uma sessão?

A sessão é um agrupamento das interações que usuários fazem dentro do site, podendo ser qualquer coisa: clicar, navegar, efetuar uma compra, fazer um download etc.

 

O Google Analytics define a sessão como um período de 30 minutos.

Quando um usuário entra no site é iniciada a primeira sessão. Caso ele fique inativo por mais de 30 minutos, quando  voltar a navegar, terá iniciado uma segunda sessão. Caso ele permaneça visitando o site, sem ficar ausente por meia hora, a sessão permanecerá a mesma.

Exemplo: quando o usuário clica em uma aba dentro do site, o Google renova o período da sessão dele; se ele entrou no site às 14h, o tempo de expiração da sessão será às 14h:30, mas caso dê um clique em qualquer lugar às 14h:05, a sessão dele será renovada para 14h:35

A única exceção para essa regra é no período antes de fechar o dia. Se um usuário estiver navegando no site às 23h45, a sessão dele irá expirar às 23h59 e uma nova será iniciada 00h.

Como as sessões são acumulativas, um único usuário poderá ter centenas de sessões ao fim do mês.

 

Entenda o que são sessões no Google Analytics

 

Recapitulando

  • Usuário entra no site, é feita a primeira sessão;
  • Usuário fica ausente do site por 30 minutos, quando voltar tem uma segunda sessão;
  • Usuário continua interagindo dentro do site por 30 minutos, a sessão dele não muda
  • Sessões iniciadas após as 23h30 são resetadas de qualquer forma as 23h59

 

Qual a utilidade da sessão?

A sessão evita que usuários ausentes distorçam as métricas e melhora a exatidão das informações.

Exemplo: você esquece a aba do navegador aberta no site, após 30 minutos sua sessão será cortada e quando você voltar, irá iniciar uma nova, evitando distorcer métricas importantes como a taxa de rejeição e o tempo ativo dentro do site.

Comente

Nós ligamos pra você