O que é o Google Adwords?

google-adwordsVeja como a ferramenta de publicidade online do maior buscador do planeta, Google Adwords, é capaz de impulsionar o seu negócio.

Imagine uma avenida muito movimentada, com calçadas lotadas de consumidores e inúmeras lojas que não poupam esforços para chamarem a atenção. Músicas na entrada do estabelecimento comercial, panfletos, vendedores simpáticos, vitrines chamativas e uma infinidade de recursos são utilizados para ofuscarem os concorrentes, atraírem mais consumidores e, consequentemente, aumentarem as vendas.

Na internet este cenário não é muito diferente. Existem milhões de sites oferecendo produtos ou serviços 24 horas por dia e é extremamente necessário que os proprietários utilizem todos os recursos possíveis para alcançarem clientes online, expandirem seus negócios e gerarem mais receita. É neste momento que o Google Adwords entra em cena.

De forma bem objetiva, trata-se de um serviço de publicidade online no qual anúncios – em formatos de texto, imagens ou vídeos – podem ser exibidos nas páginas de resultados do Google (Rede de Pesquisa, Google Shopping) ou em websites de parceiros (Rede de Display, Youtube).

 

Quando os anúncios são exibidos?

Para que os anúncios sejam exibidos nos resultados do Google, eles participam de um leilão de palavras-chave. Essas palavras-chave correspondem às pesquisas realizadas pelos usuários e, quanto mais relevantes elas são, maiores as chances dos anúncios aparecerem.

Além disso, é preciso definir um lance – afinal, trata-se de um leilão – e definir quanto está disposto a pagar para que uma pessoa clique nos seus anúncios (Custo Por Clique – CPC). Vale lembrar que você pode definir o seu orçamento diário para as campanhas e o investimento mensal à conta de Google Adwords.

O índice de qualidade é uma nota que o Google dá para os seus anúncios, de 0 a 10, e leva em consideração variáveis como taxa de cliques, relevância do anúncio para a palavra-chave de pesquisa e a qualidade da página de destino. Quanto maior a classificação do anúncio, mais chances de aparecer no topo da página do Google.

Os anúncios são exibidos em desktops, notebooks, smartphones e tablets, permitindo que você tenha uma estratégia de divulgação integrada e bem segmentada de acordo com o comportamento do seu público-alvo.

 

Quais são as principais vantagens do Google Adwords?

Primeiramente, os investimentos em links patrocinados formam uma bela parceria com o trabalho de produção de conteúdo e SEO (Search Optimization Engine), visto que os processos para alcançar o topo dos resultados de busca orgânica são de médio e/ou longo prazo. Ou seja, ele funciona como um impulsionador para atrair novos visitantes às páginas na internet, aumentar as vendas ou que os clientes interajam mais com a marca.

Outra grande vantagem do Adwords é sua alta capacidade de mensuração de resultados, pois você sabe quantas pessoas viram seus anúncios e qual a porcentagem delas clicou – com a possibilidade de ajustá-los de acordo com o público-alvo, encontrar termos de pesquisa, pausar e reiniciar quando quiser –, além de contar com ferramentas para realizar estimativas de investimentos às campanhas e saber quais estão impactando no seu Retorno Sobre o Investimento (ROI, em inglês).

Ficou interessado? Ainda tem alguma dúvida sobre Adwords? Deixe seu comentário que ficaremos felizes em atendê-lo.

Até a próxima! 😉

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