A partir de agora, o Google vai priorizar os dispositivos móveis para classificação de conteúdo nos rankings de pesquisa. Como essa atualização pode impactar nas estratégias de SEO? Saiba como se preparar lendo este artigo.
Não é mais uma novidade que o volume de pesquisas no Google, provenientes de mobile, já superou os computadores. Muito atento ao cenário, no final de 2016, o Google anunciou o Mobile First Index, uma mudança gradativa nos algoritmos que dará prioridade a versão móvel dos conteúdos de websites para classificação das páginas nos resultados de buscas.
Na realidade, desde 2015 o maior buscador do planeta já dava sinais que essas adequações iriam se concretizar. Nós até publicamos este artigo no blog: Atualização Mobile Friendly – Sua empresa está preparada?
E como isso afeta sua vida?
Para entendermos melhor, os bots do Google verificam os sites em busca de informações e colocam as páginas do seu domínio como “respostas” no buscador. Com base em inúmeros fatores, ele pode ou não colocá-las nas primeiras posições. Isso é a indexação. E este processo todo sempre foi baseado na experiência do usuário em desktop.
Com essa atualização, o Google considerará principalmente a versão móvel do seu site para classificá-lo, mas também levará em conta a versão para desktop. Isso significa que se você tem um site otimizado para dispositivos móveis, você se classificará bem para mobile e desktop. No entanto, se o seu website não funciona bem em versão móvel, o seu posicionamento no ranking será prejudicado nas duas versões. Parece que o jogo virou, não é mesmo?
Prevenir é melhor que remediar
Não precisa ficar desesperado! A mudança está sendo feita gradativamente para dar tempo às empresas adequarem seus domínios e os usuários não sofrerem com impactos drásticos. Além disso, como se trata de uma mudança bastante relevante, é uma forma do próprio Google testar a efetividade da nova indexação e elaborar novas formas de análise para mobile.
Se você não possui um site mobile não precisa ficar preocupado, porque o Google continuará avaliando e indexando na versão desktop. Mas não perca o ponto! Invista nas otimizações necessárias para atender a todos os requisitos, porque os seus concorrentes já devem estar colocando as mãos na massa e não é nada legal ficar para trás na corrida do ranqueamento.
Leia também: Como saber se o meu website é otimizado para mobile?
Caso já invista em estratégias de SEO, velocidade de carregamento, site responsivo e/ou adaptado para mobile suas páginas serão indexadas naturalmente. Mas é importante fazer um check-list para verificar algumas questões mais técnicas, tais como:
- Analise sua versão mobile no Search Console: é uma ferramenta gratuita do Google que realiza um amplo diagnóstico de websites, apontando o que está em bom funcionamento ou que necessita ser melhorado.
- Certifique-se de que todas as marcações de dados estruturados estão disponíveis na versão mobile, para evitar que os rich snippets deixem de ser exibidos nos resultados de pesquisa. Você pode testá-las através do Ferramenta de Teste de Dados Estruturados.
- Use a ferramenta de teste robots.txt para verificar se a sua versão móvel está acessível para o Googlebot.
- Canonicals, uma preocupação a menos: São marcações para que os algoritmos entendam que aquela página é uma réplica de outra e não a indexem da mesma maneira. Dessa forma, continuaram como guias para os resultados de pesquisas para os usuários, tanto de desktop ou dispositivos móveis e, portanto, não sofrerão alterações.
- Conteúdo completo e bem estruturado para mobile: fique bastante atento! Caso o seu conteúdo não seja exibido para os usuários no celular, o Google simplesmente vai ignorá-lo.
- Accelerated Mobile Pages (AMP): é um projeto do Google para padronizar páginas com o objetivo de serem carregadas rapidamente nos dispositivos móveis. Vale a pena testá-lo.
- Site mobile-friendly: significa que o usuário encontrará aquilo que está buscando num site agradável. Logo, uma boa experiência inclui o conteúdo visual e textual, a dimensão e tamanho dos arquivos, além de um design responsivo devidamente adaptado para qualquer dispositivo.
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