Métrica e monitoramento: Nem só de Google Analytics vive o mercado!

Nem só de Google Analytics vive o mercado

 

Existe uma vida além do eixo Google Analytics nas ferramentas de análise de dados, preenchendo e se especializando em áreas que o GA carece ou em outras formas de efetuar a geração de informação e relatórios.

 

Aqui listamos três alternativas ao Google Analytics, algumas das funções que são diferentes e outras peculiaridades.

 

  1. Clicky

 

uma das alternativas mais usadas ao Google Analytics

O Clicky talvez seja uma das alternativas mais usadas ao Google Analytics. Com interface extremamente simples e direta, diferente do GA, o monitoramento consegue ser proveitoso para pessoas iniciantes.  Mas, além da interface ser um tanto intuitiva, o Clicky tem uma função de heat map.

É possível fazer um mapa de calor (heat map), mostrando onde os usuários estão clicando dentro do site, as áreas mais clicadas em anúncios ou mais selecionadas dentro de uma faixa específica.  E não só isso, você pode selecionar individualmente o visitante e ver como ele agiu dentro da página.

O Clicky também dispõe de uma ferramenta que vê por qual palavra-chave o usuário entrou, em uma determinada página, e qual a posição que ela estava dentro do Google.

Também existe uma ferramenta de uptime 24h, onde ele mostra os períodos que o site possa ter caído. É claro, o Clicky não é totalmente free.  Acima de 3000 visualizações de páginas é necessário selecionar um plano no site da empresa.

  1. Piwik

uma das plataformas mais completas de análise de dados na web

O Piwik é uma das plataformas mais completas de análise de dados na web, sendo totalmente de graça. Só que diferente das tradicionais, o Piwik necessita que você o instale em um servidor no seu computador ou externamente. Também existe uma versão onde a instalação é desnecessária, mas é preciso pagar para usar a ferramenta online.

Por ser open-source, existem diversas formas de customização e uso de plugins. Podendo adicionar monitoramento de e-commerce e heat maps, visualizando os lugares mais clicados pelos usuários dentro de uma página. E é na área de Road Map que os usuários da ferramenta ficam sabendo a direção que ela está tomando, o que será adicionado de novo, o que foi retirado e algumas ideias e objetivos da plataforma.

O aplicativo permite total controle dos dados, melhorando a privacidade. Também há um app mobile que facilita a mensuração dos resultados fora do computador, algo que para algumas das ferramentas de dados carece muito.

 

  1. Woopra

uma ferramenta completa de monitoramento em tempo real do usuário

Tendo destaque no e-commerce, o Woopra detém uma ferramenta completa de monitoramento em tempo real do usuário, criando perfis para cada cliente - sim, inclusive individualmente, podendo visualizar o que fizeram dentro do site por um período de até 90 dias.

Se estão abrindo os e-mails marketing, ticket de ajuda, desistiram da compra ou adicionaram informações erradas em alguma área de cadastro ou quaisquer tipos de ações no site, no suporte à uma ação de compra, tudo é em tempo real. E sim, é possível acessar esses dados pelo desktop, com o aplicativo deles.

Identificar clientes que estão tendo problemas com o site ou até mesmo uma integração melhor com a sua própria equipe, fica fácil, melhora a produtividade e o serviço ao consumidor.

 

Conclusão:

O Google Analytics é uma das plataformas mais completas e de graça para as empresas, mas é possível complementar ou facilitar a interpretação de algumas métricas com outras ferramentas alternativas que preenchem as lacunas que o serviço do Google deixa a desejar para quem não sabe operá-lo de forma mais avançada.

Boa parte dessas ferramentas de análise de dados web possuem planos free e pagos, permitindo testar por um período limitado ou por uma faixa específica de visitas e cliques, o que deve ser suficiente para ter uma ideia das funções e como podem ajudar a melhorar o tempo da própria equipe, também aprimorando a experiência do cliente.

Comente

Nós ligamos pra você