Imagine a seguinte situação: Em um “happy hour” na casa dos seus amigos, chega um convidado que ninguém mais conhece. Essa pessoa então começa a interromper a conversa dos outros para falar de si mesmo e de suas conquistas.
Não o bastante, o monólogo continua e o indivíduo abre uma maleta demonstrando todas suas medalhas e entrega uma por uma aos convidados, para que todos acreditem em sua extraordinária competência.
Uma situação bem chata, não é mesmo? Sua reação muito provavelmente seria um belo “E daí???”, para não dizer outra palavra que começa com “F”.
Pois isso é o que acontece na maioria das vezes com as empresas e os usuários na web. Muitas acreditam que falando de si mesmas conseguirão captar clientes com mais facilidade, mas não é bem assim.
“Os usuários não querem ouvir empresas falando delas mesmas. O que os usuários procuram é um site que os ajude a resolver seus problemas, que lhes mostre um caminho para satisfazer seus desejos ou uma necessidade.”
Conrado Adolfo Vaz (Google Marketing, p. 179)
É neste contexto que entra o Marketing de Atração ou Inbound Marketing - um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair mais pessoas para um site específico de forma orgânica (espontânea), fazendo com que você ganhe o interesse das pessoas em vez de “comprá-las”.
Esta é uma abordagem totalmente diferente do Outbound Marketing, uma estratégia de marketing considerada ultrapassada, que tende a “empurrar” produtos e serviços, como o cara chato e inconveniente do “happy hour”.
Mas afinal, como funciona o Inbound Marketing?
Em um belo dia de sol, Maria está caminhando pela rua quando de repente escuta uma música encantadora. Começa então a seguir o som, até chegar ao músico. Ela percebe que o homem toca violão maravilhosamente bem e, ao olhar ao seu redor, vê uma grande multidão também cercando o artista.
O homem nada diz, apenas toca. No entanto, ao lado do mesmo, há uma mesa com vários CD’s com a foto dele na capa. Maria descobre que o ele é professor de violão e o material, é um tutorial gratuito de como tocar o básico do instrumento. Sem pensar duas vezes, leva um para casa.
Um mês depois, querendo aprofundar-se e tocar músicas mais complexas, ela procura o músico e vira sua aluna real.
‘No Marketing de Atração, é sempre o cliente que procura a empresa, não o contrário.’
O que acontece na internet, não é muito diferente do exemplo acima. As estratégias utilizadas para que os usuários “sigam o som” até chegarem ao seu site ou blog por vontade própria, se estabelecem com o Inbound Marketing, que engloba quatro etapas:
Atrair >> Converter >> Fechar >> Fidelizar
Ficou interessado e quer saber como seu negócio pode sair ganhando com Inbound Marketing, entre em contato conosco! Temos mais a falar! Será um prazer atendê-lo e tirar possíveis dúvidas.