Contratar Uma Equipe Interna ou Uma Agência Para Produzir Meu Conteúdo?

Contratar uma equipe interna ou uma agência para produzir meu conteúdo?

 

Essa é uma indagação que faz vários empresários perderem o sono: contrato colaboradores para fazer o meu marketing de conteúdo ou terceirizo uma agência?

O lado bom disso, é que se chegou até esse questionamento, decidiu investir no marketing de conteúdo e viu o quão vantajoso pode ser, certo? Então, vamos refletir um pouco mais e encontrar a melhor solução.

Bom, como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens possuir uma equipe ou terceirizar o serviço. Será necessário analisar o cenário para identificar que lado irá favorecer a sua empresa, por isso, trouxemos algumas informações para facilitar na hora da tomada de decisão.

Por que contratar uma equipe interna?

Uma equipe interna vive a rotina da empresa, conhece os produtos e serviços oferecidos, sendo assim, a facilidade na hora de escrever é maior, já que possuem acesso a todas as informações de forma fácil.

Há também a possibilidade de ter reuniões constantes para alinhar as estratégias que serão utilizadas para produzir os conteúdos e também saber qual está sendo a capacidade de produção da equipe.

Com isso, a complexidade na hora planejar os cronogramas, para colocar o conteúdo no ar, é reduzida e não prejudica ninguém, ou seja, não faz a equipe produzir mais do que consegue, elaborando material inferior, apenas para conseguir cumprir prazos.

Por estarem no dia-a-dia da empresa, possuem acesso mais fácil as dúvidas do target, logo, conseguirão produzir materiais que sejam relevantes, e não apenas falar sobre os produtos e serviços da empresa, focado apenas em venda e não, estabelecer um relacionamento com um potencial cliente.

 

Por que contratar uma agência?

Contratando uma agência, você terá uma equipe disponível para criar conteúdo, seja o volume pequeno ou grande. Apesar de não estar vivendo a rotina de sua empresa, nada que uma boa conversa - sobre os problemas que seu empreendimento possui com relação a comunicação, as principais dúvidas que os clientes têm sobre os seus produtos e serviços ou qual sua intenção com o material - não resolva.

Os redatores de uma agência estão sempre preparados para desafios e sabem fazer pesquisas como ninguém, buscam informações pontuais e escrevem como se realmente estivessem inseridos naquele meio.

Isso é muito bom para empresas que possuem vários segmentos, visto que, não será necessário contratar uma pessoa com conhecimento especifico de cada segmento para escrever, o redator de uma agência irá escrever sobre tudo com eficiência e qualidade.

Dessa maneira, você não terá preocupação com produção. É só explicar para a agência o que precisa e pronto, agora é só concentrar-se nos outros departamentos da sua empresa. A sua atenção será necessária apenas para ver os relatórios com os resultados do trabalho que vem sendo prestados.

Ih... E agora? Qual o melhor?

Depois de ter lido um pouco sobre cada tipo de produção, ficou mais complicado?

Afinal, qual o melhor?

Se eu te disser depende, você irá ficar zangado?

Desculpe, mas essa é a resposta. Depende!?

Ah, mas depende do que? De tudo. Qual sua intenção com marketing de conteúdo? Quanto você quer investir? Qual o tamanho da sua empresa? Qual o público-alvo?

E agora, o que eu faço?

Se realmente não tem ideia do que fazer, temos aqui duas alternativas:

  1. Teste as duas e veja qual foi melhor para a sua empresa.
  2. Faça produção de conteúdo combinada. Como assim? Bom, contrate algumas pessoas para sua empresa, elas serão responsáveis por escrever mais a fundo sobre os produtos e serviços oferecidos, coisas que só quem trabalha ali, entende a importância do cliente saber. A agência ficará responsável pelos artigos de atração e escrever em maior quantidade com eficiência e qualidade, dando tempo para que seus colaboradores desenvolvam o conteúdo com calma. Assim, você não terá a necessidade de contratar 30 pessoas para escrever para sua empresa.

Não existe o certo e errado na hora de fazer essa escolha, viu? Pense com cuidado e veja qual é a melhor para seu caso.

Ficou com alguma dúvida? Vamos adorar te ajudar.

Até a próxima 😉

Comente

Nós ligamos pra você