5 dicas para acertar em cheio na hora de produzir conteúdo

producao-de-conteudoApós algumas pesquisas na internet, você está decidido que precisa criar conteúdo relevante para seu site/blog. Novo neste assunto, ainda tem algumas dúvidas na hora de produzir o conteúdo e precisa de uma ajudinha para saber como encantar seu público. Identificou-se com essa situação? Estamos aqui para te ajudar.

A produção de conteúdo com qualidade e relevância, abre oportunidades no mercado e pode te tornar referência no assunto que escreve. Não é qualquer texto ou assunto que vai seduzir seu público, pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar a acertar em cheio na hora de produzir para sua página. São elas:

  • Pense em tudo antes

 O que quer passar para seu público e de quanto em quanto tempo irá falar com ele? Esta é a primeira coisa que deve planejar. Reflita conosco: você gosta do assunto abordado em um site e volta para ler mais sobre, algumas semanas depois, aquele assunto que chamava tanto a sua atenção é mudado completamente ou não atualizam mais, como se sente? Decepcionado, não é?

Claro! Você não precisa postar mil textos de uma vez, mas é importante que exista um planejamento a ser seguido para fidelizar o seu público. Definido isso, é hora de colocar a mão na massa – ou no teclado, neste caso – e começar a produzir conteúdo que envolva seu público. Vamos contar alguns segredos para te ajudar com isso!

  • O original sempre sai na frente

Encontrar conteúdo duplicado é realmente frustrante. Você entra em um blog procurando algo novo e relevante sobre algum assunto e tudo o que encontra é o mesmo artigo, que já foi visto em centenas de outros lugares, não há como não ficar chateado, não é mesmo?

Por isso, produzir algo exclusivo é a chave para despertar o interesse do seu público na temática que está sendo tratada e, por ser algo único, ajuda a construir sua credibilidade, uma vez que o conteúdo foi feito por você, não apenas reproduzido de algum outro site.

  • O que seu público quer saber?

 Pensou em um assunto atraente e original para escrever? Faça uma pergunta antes: isso é interessante para meu stakeholder? É essencial que ofereça um conteúdo que conquiste seu público e faça com que ele retorne ao site, se isso não acontecer, estará escrevendo apenas para você.

Ah! É bom lembrar também de adaptar a linguagem para quem você está escrevendo. A comunicação deve ser feita de forma direta e simples para que ele entenda o que deseja passar. Não adianta escrever um texto de forma rústica, com palavras bonitas, se a audiência não entende.

  • Google sempre dá aquela ajudinha

O Google têm umas ferramentas bacanas que permitem analisar se determinada palavra-chave é buscada e qual o seu volume busca. Não precisa basear-se 100% nisso, mas facilita sua vida, pois irá descobrir se existem pessoas interessadas no assunto que pretende escrever.

  • Pesquise antes de começar a escrever

Mesmo que seja especialista no assunto que vai dissertar, dê uma olhadinha no que as outras pessoas têm escrito sobre isso, como o tema é abordado, talvez encontre alguma novidade ou tire alguma dúvida.

Agora se não domina muito o assunto, esta etapa é crucial, pois passar uma informação equivocada, para seu público, pode prejudicar a credibilidade da sua imagem, associada à veracidade das informações.

Realizar uma boa busca sobre o tema que pretende escrever facilita bastante, na hora de produzir, na estruturação e na qualidade do material que é oferecido, possibilitando maior embasamento e propriedade para escrever.

  • Criar uma persona para sua audiência pode ajudar na hora da escrita

Conversamos de formas diferentes com as pessoas em nossa volta, analisamos a intimidade que temos com elas e a personalidade, para nos comunicar com o público-alvo precisamos manter esta linha de raciocínio também.

Pense em qual é seu target, como você acha que eles enxergam você, como se comunicam, o que você quer falar e, a partir dessas informações, crie uma persona para eles, assim vai saber o que e como produzir um conteúdo que será relevante para este grupo de pessoas.

“Ok, mas como eu faço isso?”

Primeiro, é necessário entender para quem você vai escrever, pesquise e tente desvendar tudo sobre eles: o que fazem, onde trabalham, quais são seus objetivos, como utilizam a internet, enfim, tente obter o máximo de informações sobre o estilo de vida destas pessoas.

Feito isso, tente identificar tendências: o que essas pessoas acham legal? O que chama atenção delas? O que mais gostam? Tente “prever” tudo o que esse grupo de pessoas gostaria de saber e qual a melhor forma de se fazer isso.

Após isso, reúna todas as informações e dê vida a esta persona. Qual o sexo dela? Qual seu nome, idade, qual seu trabalho, quais são seu sonhos, por quais problemas está passando? Enfim, faça com que essa pessoa seja real e depois elabore como passará as informações, assim, encontrará todas as soluções para os problemas dela.

Vamos relembrar as dicas para se criar um conteúdo relevante?

  1. Pense no segmento que pretende escrever e qual a periodicidade que o assunto será tratado;
  2. Crie sempre conteúdo inédito, evite duplicar postagem de outros lugares;
  3. Procure entender o que o seu público quer saber, qual o problema ou curiosidade que ele tem?
  4. Existem algumas ferramentas do Google que podem te auxiliar a achar conteúdos legais para seu público;
  5.  Tenha referências antes de escrever, pesquise bastante e saiba como o assunto está sendo tratado e aprenda coisas novas;
  6.  Crie uma persona para sua audiência. Entenda, como pensa e o modo que você deve trabalhar, para produzir um conteúdo interessante para ela.

Ficou interessado? Ainda tem alguma dúvida sobre conteúdo? Deixe seu comentário que ficaremos felizes em atendê-lo.

Até a próxima! 😉

 

Comentários

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